Dicas & Novidades

Dicas para sua viagem ser perfeita!

Cuidados ao viajar
É sempre bom que tudo corra bem durante uma viagem, mas quem nunca teve algum tipo de problema ou esqueceu algo importante a ser levado? A cada viagem, é aconselhável tomar alguns cuidados, principalmente se for uma viagem internacional, pois será difícil e mais complicado resolver os problemas estando longe de casa. Com algumas dicas básicas, você poderá ter uma viagem mais tranquila.

Talvez a grande maioria das pessoas não façam uma checagem dos itens a serem levados durante a viagem. Com ele, dificilmente você esquecerá algo importante ou imprescindível, como um equipamento por exemplo. Além de um procedimento simples, trará a garantia de que não algo caia em esquecimento.

Veja abaixo alguns pontos importantes:

Documentação

Viagens nacionais: RG original e em bom estado que identifique com clareza o seu portador.

Viagens internacionais para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru,
Colômbia e Equador: passaporte válido ou RG original e em bom estado que identifique com clareza o seu portador.

Viagens internacionais para qualquer outro destino que não sejam os acima
informados:
Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data do embarque, vistos consulares de acordo com o país visitado.

Viagens nacionais - menores de doze anos viajando acompanhado de pessoa sem
vinculo de parentesco
: Necessária apresentação de autorização escrita, assinada pelo pai ou pela mãe, pelo guardião ou tutor, com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança.

Viagens nacionais – menores de doze anos viajando desacompanhado: É necessário a autorização judicial quando a criança viajar para fora da Comarca onde reside desacompanhada dos pais, do guardião ou do tutor, de parente ou de pessoa autorizada (pelos pais, guardião ou tutor)

Viagens internacionais – criança ou adolescente viajando em companhia somente de
um dos pais
: O outro deverá autorizar por escrito, com firma reconhecida, por autenticidade ou semelhança, ou por escritura pública (Resolução CNJ 131/2011).

Viagens internacionais- criança ou adolescente viajando desacompanhado ou em
companhia de terceiros maiores e capazes
: Deverá os pais, tutor ou guardião autorizarem a viagem (assinatura de ambos os pais) com firma reconhecida, por autenticidade ou semelhança, ou por escritura pública ( resolução CNJ 131/2011). O novo passaporte brasileiro (de cor azul) não registra a filiação do passageiro, dessa maneira, deve-se apresentar o RG original e em bom estado e que identifique com clareza o seu portador junto com o passaporte. A obtenção dos vistos é de responsabilidade exclusiva dos passageiros.

Seguro Viagem/Assistência ao viajante: Em viagens para países da Europa é obrigatório que o cliente possua um seguro de viagem contratado (Tratado de Schengen). O cliente que não contratar o seguro/assistência poderá ser deportado do país visitado.

Febre Amarela: Alguns países exigem certificado de vacinação contra febre amarela, esta vacina deve ser tomada em até 10 (dez) dias antes do embarque e somente serão aceitos os certificados internacionais de vacinação.

Tríplice Viral: O Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização PanAmericana da Saúde (OPAS) recomenda que viajantes para o exterior estejam vacinados contra sarampo, caxumba e rubéola. Viajantes não vacinados devem receber a vacina pelo
menos 15 dias antes da partida.

Check list ;
Providenciou medicamentos de uso contínuo em quantidade suficiente, óculos de sol, óculos de grau, uma muda de roupa, despertador, capa de chuva e câmera fotográfica para ter na bagagem de mão

Avisou o síndico do prédio ou um vizinho de sua confiança de que você estará ausente, e deixou com ele o contato do familiar ou amigo que tem uma cópia da chave da sua residência, para caso de vazamentos e outras emergências
Bagagens

Itens proibidos -Atualmente estão proibidos de serem levados na bagagem de mãos os seguintes itens:
• Dispositivos de Alarme
• Frascos com mais de 100ml (Shampoo, condicionador, dentre outros.)
• Pasta de Dente, pomadas, cremes e coisas do gênero.

Havendo a necessidade de levar algo que seja líquido ou pastoso, e com menos de 100ml em mãos, é necessário acondicionar o produto em uma embalagem plástica e que não tenha dimensões acima de 20x20cm. Itens com mais de 100ml e adquiridos no free shop, podem ser levados na bagagem de mãos.

Identificação da bagagem - colocar sempre etiqueta de bagagem nome, telefone, endereço, pois isto aumentará as chances de recuperação da bagagem, caso ela venha à ser extraviada.
Proteção Plástica de Bagagem - Quem já não viu aqueles funcionários do aeroporto colocando um plástico em volta da bagagem ?Pra quem não sabe, o produto é conhecido como Protect Bag, uma marca patenteada e que nada mais é, do que um plástico rígido e enrolado na bagagem, afim de evitar a abertura da mesma. Como tudo no aeroporto, ele é um produto meio caro para o que é, mas dependendo do que você esteja levando na sua bagagem, é aconselhável a colocação do mesmo.
Se você é daqueles que não acreditam nessa proteção e acham que só um cadeado já é o suficiente, clique aqui (4.7Mb) e assista uma demonstração de uma abertura de bagagem em segundos utilizando apenas uma caneta. Imagino que você irá mudar de idéia.
 

Bagagem Extraviada - Isso é uma das coisas mais indesejáveis que pode ocorrer em uma viagem. Se isso ocorrer, procure nas proximidades do local onde se retiram as bagagens, pelo responsável do registro de bagagens extraviadas. Jamais saia do saguão de desembarque à procura deste setor no lado externo e próximo ao check-in dos aeroportos. Em alguns locais, você não conseguirá retornar a área interna do aeroporto e certamente terá problemas. Se o responsável pelo setor disser que sua bagagem virá no próximo vôo e que não é necessário fazer o registro, insista e em último caso, obrigue o responsável a fazer o mesmo. isso é obrigatório e será o documento oficial que irá comprovar o ocorrido. Jamais deixe o ticket de bagagem com outras pessoas. Isso também é um comprovante e ninguém precisa ficar com esse ticket. Somente ter ciência da numeração da bagagem e nada mais além disso.
Objetos cortantes - Por causa do terrorismo, a segurança nos aeroportos aumentou muito, logo, você não deve esquecer que não se pode levar na bagagem de mãos, objetos cortantes como tesoura, canivete, faca de mergulho ou objetos pontiagudos. Apesar dos avisos, muita gente ainda esquece desse detalhe. Quem viaja e passa pela vistoria de embarque, é comum vermos uma caixa plástica cheia desses objetos que foram deixados para trás pelos viajantes.

Benjamim / Adaptadores de Tomadas
Quando viajar ao exterior, verifique antes o tipo de tomada utilizada no país de destino. Diversos países como o próprio Estados Unidos, utilizam encaixes de tomada diferentes dos modelos normalmente utilizados no Brasil, e você necessitar recarregar uma lanterna ou uma câmera fotográfica por exemplo, poderá ter problemas com essas diferenças plugs. Atualmente é possível encontrar um

Excesso de Peso
Tome cuidado com o excesso de peso da bagagens. Pagar quota extra em viagens aéreas é sempre muito caro. Atualmente a legislação permite viajar com uma bagagem de até 20Kg para viagens domésticas, isto é, pelo interior do Brasil, e duas bagagens com até 32 Kg cada para viagens internacionais de longa distância. Bagagens de mãos, devem possuem o limite de 5 Kg. De qualquer forma, confirme o limite com a companhia aérea, pois algumas companhias estão com pesagem diferenciada em determinados casos. Vôos pela América do Sul, normalmente giram em torno de 20 à 23Kg o limite total. Em casa de ferragens, normalmente encontramos um equipamento muito simples e barato, que permite a medição de peso. Se você está carregando muita coisa, as vezes é valido dar uma conferida no peso da mala antes de ir para o aeroporto, e dividir o peso entre elas. Uma boa dica para aqueles que estão sempre ultrapassando os limites permitidos de peso, é chegar sempre muito cedo no aeroporto, sendo um dos primeiros a fazer o check-in. Para cada vôo, os operadores conseguem saber via terminal, as informações da aeronave, como a quantidade de kilos já embarcados e ainda disponíveis para bagagem na aeronave. Ao check-in realizado, este limite vai diminuindo gradativamente. Os últimos a realizarem o check-in, estarão sob a possibilidade de serem penalizados pelo excesso de bagagem, pois os operadores estarão mais cautelosos com o peso extra das bagagens, para que o limite de segurança da aeronave não seja ultrapassado.

Ingestão de Líquidos
Durante longos vôos, respiramos um ar mais seco e é renovado por filtros purificadores e humidificadores presentes no avião. A desidratação do organismo é iminente, e a ingestão de líquidos antes e durante o vôo, contribuirá para a hidratação do nosso organismo
 

Voltar