TRIÂNGULO DOURADO DA ÍNDIA COM NEPAL e DUBAI

Saída: 09 de NOVEMBRO - 16 Dias

Indique para um amigo

Nome
E-mail
Nome do amigo
E-mail do amigo
Mensagem

Quero ir nesta viagem

Nome
E-mail
Telefone
Assunto
Mensagem

TRIANGULO DOURADO DA INDIA COM NEPAL + DUBAI E ABU DHABI. VISITANDO: DÉLHI – JAIPUR – FATEHPUR SIKRI - SAMODE - AGRA – TAJ MAHAL – KATHMANDU - PATAN – BHAKTAPUR – DUBAI – ABU DHABI

09/11 A 24/11/2019 - 16 DIAS

PARTE AÉREA + PARTE TERRESTRE COM GUIA DESE POA/RS
 

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS DESTINOS » A INDIA é capaz de despertar todos os sentidos: o aroma dos incensos, as cores das roupas, os mantras dos templos, o prazer das massagens ayurvédicas, os sabores das especiarias. Uma terra de experiencias intensas, de pessoas divertidas, de rituais surreais e de paisagens tão diversas. Autentico, ancestral e superespiritualizado, o berço de Buda e Ganghi seduz pelo inevitavel choque cultural que proporciona. O NEPAL é dono de oito dos dez mais altos picos do planeta – inclusive o maior, o monte Everest, o Nepal fisga os corações de viajantes que adoram conhecer um pais ricos em natureza, seus povoados são decorados com bandeirolas coloridas, que dançam ao vento das montanhas. E, como sua vizinha India, festivais hinduistas e budistas encantam as cidades do vale de Kathmandu. Reduto de moradores como o tigre bengala e o elefante, com o tradicional passeio no lombo de elefante, fazem através desse pais uma mistura de sensações. DUBAI nos Emirados Árabes Unidos passou por cima de seu clima desértico para chamar a atenção do mundo, convertendo-se em grande centro de negócios, lojas de luxo e muitas atrações para os visitantes. Com construções arrojadas com arranha-céus de esplendorosa arquitetura, frutos da riqueza vinda do petróleo. Entre as construções que mais atraem a atenção estão o Burj Khalifa, considerado o mais alto do mundo, e o Burj Al Arab, com a forma de uma vela. Conta com os souks (os mercados em árabe) ou imensos shoppings, como por ex. o The Dubai Mall, abriga, além de 1200 lojas, o enorme The Dubai Aquarium e o Mall of the Emirates Mall dá espaço para o Ski Dubai, uma incrível pista de ski indoor. A tradição islâmica está representada na belíssima Mesquita de Jumeirah. Já Bastakiya, umas as áreas residenciais mais antigas da região, exibe construções com arquitetura única.

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA - ROTEIRO »
01º DIA – 09/11/2019 (Sábado) PORTO ALEGRE / SÃO PAULO (AÉREO)
: Em horário oportuno, apresentação no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre para embarque em voo doméstico a São Paulo (horários conforme quadro de voos bloqueados). Na chegada, procedimentos de migração para reembarque na primeira hora do dia seguinte... Pernoite e refeição a bordo.

02º DIA – 10/11/2019 (Domingo) SÃO PAULO / DUBAI (AÉREO): Na primeira hora da madrugada ocorrerá o embarque para voo direto a Dubai em voo intercontinental com chegada prevista às 22h20 (hora local com fuso horário). Nas primeiras horas do dia seguinte, posterior reembarque com destino a Nova Délhi. Pernoite e refeição a bordo.

03º DIA – 11/11/2019 (Segunda) DUBAI / NOVA DÉLHI – INDIA (AÉREO): Após uma longa viagem, chegada na capital indiana Nova Délhi. Após tramites migratórios, recepção pela equipe local e encontro com o guia local de língua espanhola que nos acompanhará ao hotel. Check in a partir das 14h. Bem-vindos a Délhi, uma das cidades mais antigas e maiores do mundo. Portão de entrada ao país, esta é uma metrópole que combina o antigo e o moderno. Aproveite esta tarde para descansar ou começar a explorar a cidade de forma opcional. Jantar incluso no hotel (sem bebidas).

04º DIA – 12/11/2019 (Terça) DÉLHI: Café da manhã no hotel. Começaremos nosso passeio visitando a antiga Délhi através do memorial de Raj Ghat, cujo local abriga as cinzas do grande Mahatma Gandhi (Mahatma = grande alma). Essa personalidade indiana, nascido de 1869, ficou conhecido pela luta da independência Indiana através de um projeto de não violência, além de seus pensamentos filosóficos. Seguiremos ao magnífico Forte Vermelho (fechado às segundas-feiras), uma das mais espetaculares obras da arquitetura Mughal, contruído durante os anos de 1638 e 1648, quando o império Mughal estava no seu auge. Continuação à Mesquita Jama Masjid, uma das maiores mesquitas da Ásia. Em seguida regressamos à região de nova Délhi passando pelo Índia Gate e Rashtrapati Bhawan, prédios do Parlamento. Almoço em restaurante local (não incluso). Visitaremos neste momento o mais antigo mausoléu mongol de Dhéli: Humaium. Uma das mais extraordinárias construções da cidade, é declarado pela UNESCO como patrimônio mundial, além de ter servido como modelo do Taj Mahal, em Agra. Finalizaremos as visitas na Qutab Minar, a mais alta torre de pedra da Índia, também declarada patrimônio histórico pela UNESCO, é um importante exemplo da arquitetura indu-islâmica. Retorno ao hotel para hospedagem com jantar incluso (sem bebidas).

05º DIA – 13/11/2019 (Quarta) DÉLHI / SAMODE / JAIPUR (280 km; aprox. 7h): Café da manhã no hotel. Saída em direção ao sul pela estrada que liga a Jaipur. Prepare-se para experiências únicas, com cenas inusitadas. Nesta viagem adentraremos o estado de Rajastão, o maior da Índia, cuja capital é Jaipur. Cerca de três quintos do território é coberto por terras desérticas, conhecidas como Deserto de Thar. Teremos uma parada no Palácio de Samode (convertido em hotel) para almoço incluso (sem bebidas). Na chegada à capital, tudo parece mudar de humores. Jaipur encanta pelos mercadores de rua, barulhentos e sorridentes; pelas paredes caiadas de rosa (na verdade, cor ‘salmão’) e uma atmosfera alegremente caótica. Chegada diretamente ao hotel. À noite, incluso jantar show com danças tradicionais no Narain Niwais Palace (sem bebidas). Hospedagem.

06º DIA – 14/11/2019 (Quinta) JAIPUR: Café da manhã no hotel. Iniciaremos nosso tour pelos arredores de Jaipur, a cidadela de Kachhawaha. Iremos ao célebre Forte de Amber, situado numa colina, teremos a oportunidade de subir ao forte através de um passeio com elefantes. Percorreremos o imenso complexo de pátios, terraços, rampas e quartos com pinturas maravilhosas, pedras preciosas e espelhos embutidos nas paredes. Posteriormente, regresso a Jaipur com destaque ao Palácio da Cidade, um enorme complexo de requintados palácios, jardins e pátios com portas esculpidas. Em horário oportuno, almoço em restaurante local (não incluso). Seguimos ao Observatório Astronômico, construído por Sawai Jai Singh em 1726 e ao belíssimo Palácio dos Ventos (Hawa Mahal), construído em arenito cor-de-rosa e com arquitetura única de janelas trabalhadas, domos e espirais. Por fim, visitaremos o Templo de Birla para assistir a um ritual noturno de culto religioso (cerimônia Aarti) (este culto será contemplado mediante disponibilidade, podendo ser cancelado). Retorno ao hotel para hospedagem e jantar incluso (sem bebidas).

07º DIA – 15/11/2019 (Sexta) JAIPUR / FATEHPUR SIKRI / AGRA (240 km - aprox. 7h): Café da manhã no hotel. Pela manhã, viagem para Agra visitando no trajedo a cidade de Fatehpur Sikri, cidade imperial construída pelo grande imperador Mughal Akbar no século XVI que foi paralizada no tempo. Foi construída para ser a capital, mas foi abandonada devido à escassez de água; é uma mistura de arquitetura Hindu e Persa. Continuação e chegada a Agra, cidade que alternava com Délhi a capitalidade do império Mongol. Check in no hotel e tempo livre para almoço (não incluído). Na parte da tarde, visitaremos o Ashram Madre Teresa de Calcutá, um centro onde atendem-se pessoas necessitadas, cujo intuito é promover a evolução espiritual dos seus membros. Tempo livre para visitar mercados locais. Retorno ao hotel para hospedagem com jantar incluso (sem bebidas).

08º DIA – 16/11/2019 (Sábado) AGRA / TAJ MAHAL: Café da manhã bem cedo. Neste dia, visitaremos o local que tem dado fama mundial a Agra e tem se convertido no símbolo da Índia: o Taj Mahal. Mausoléu que o imperador Shah Jahah mandou construir em 1631 em honra da sua amada esposa Mumtaz Mahal, falecida ao dar a luz ao seu décimo quarto filho em 1629. A construção, no qual participaram 20.000 pessoas, levou 22 anos para ser construído. O mármore branco foi extraído de 200 km de distância e transportado para o local por uma frota de 1000 elefantes. Sua perfeição pode ser vista de todos os ângulos, porém o mais surpreendente é o trabalho onde o mármore é embutido no próprio mármore, que ao primeiro momento temos a impressão de ser uma simples pintura. Tempo livre para almoço (não incluído). Na parte da tarde, seguiremos nossa visita pelo Forte de Agra (Forte Vermelho), declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Construído em 1565, representa um complexo com numeros palácios e edifiícios senhorios construídos pelo imperador mongol Akbar, e utilizados em sucessivos governos do Império Mongol como base de operações de poder. Visita à tumba de Itmad-ud-Daulah. Retorno ao hotel para hospedagem com jantar incluso (sem bebidas).

09º DIA – 17/11/2019 (Domingo) AGRA / DÉLHI (210 km; aprox. 4h30) // DÉLHI (ÍNDIA) / KATHMANDU (NEPAL) (AÉREO): Café da manhã reduzido ou box lanche. Saída do hotel em torno das 06h30 para viagem rodoviaria à Délhi, diretamente ao aeroporto. Saída em voo regular com destino a Kathmandu (voo previsto 9W-268 – 14:10/16:15) com franquia de bagagem de até 20kg despachada + 7kg bagagem de mão. Em caso de excesso, o pagamento extra deverá ser feito diretamente na cia aérea, no dia do voo (5 Kg = U$ 30,00). Na chegada, procedimentos de migração e assistência pela equipe local para traslado ao hotel. Nepal é um país aninhado nas dobras da magnífica cordilheira do Himalaia. Com um povo sorridente, esse é um país profundamente religioso, como pode-se notar através da quantidade de templos, mosteiros e edifícios presentes. O fértil e protegido vale de Kathmandu é o coração histórico do Nepal, onde os reinos mais sofisticados do Himalaia subiram e desmoronaram e onde a arte e a cultura nepalesas foram desenvolvidas e refinadas. De muitas maneiras o vale de Kathmandu representa o Nepal. Hospedagem por 3 noites c/ café da manhã. Restante do dia livre. Jantar incluso no hotel (sem bebidas).

10º DIA – 18/11/2019 (Segunda) KATHMANDU / COMPLEXO DE SWAYAMBHUNATH / PATAN (13 km): Café da manhã no hotel. Começamos nossa visita pelo complexo de Swayambhunath ou Templo dos Macacos, sendo este listado como patrimônio mundial, é um dos locais budistas mais gloriosos do mundo. Localizado no alto de uma colina, abriga um complexo de estupas (estupa = monumento sobre restos mortais) e templos budistas e hindus, além de ter uma das melhores vistas da cidade. Durante o percurso visitaremos o Templo da Deusa Vivente, O Templo de Kashthamandap (de onde se origina o nome da cidade) e a Praça de Durbar, com seu conjunto de templos dominados pelo Palácio de Hanuman Dhoka (antigo Palácio Real do Nepal). Almoço em restaurante local (não incluído). À tarde visitaremos Patan, localizada a cerca de 5 km ao sul de Kathmandu, é uma das três cidades reais no vale. Um destino para os conhecedores de belas artes, Patan é preenchida com madeira e esculturas de pedra, estátuas de metal, arquitetura ornamentada, incluindo dezenas de templos budistas e hindus e mais de 1200 monumentos. Acredita-se que a cidade de Patan tenha sido construída no terceiro século antes de Cristo, pela dinastia Kirat. Foi expandida por Lichhavis no 6° século depois de Cristo e outra vez pelo Mallas no período medieval. A Praça Durbar, como sua homóloga em Kathmandu, é uma mistura encantadora de edifícios palaciais, pátios artísticos, graciosas estupas e templos. Classificado como Patrimônio da Humanidade, o antigo complexo do palácio real é o centro da vida religiosa e social de Patan, e abriga um museu contendo uma série de estátuas de bronze e objetos religiosos. Retorno ao hotel para acomodação e jantar incluso (sem bebidas).

11º DIA – 19/11/2019 (Terça) KATHMANDU / BHAKTAPUR / TEMPLO DE PASHUPATINATH / ESTUPA DE BOUDHANATH (25 km): Café da manhã hotel. Em seguida, saída ao leste de Kathmandu em direção à cidade de Bhaktapur, a terceira das cidades reias do vale de Kathmandu que vamos visitar. É famosa por suas cerâmicas e artesanato, sobretudo pelos seus inumeros monumentos, palácios e templos com telhados dourados melhor preservados (local declarado Patrimônio Histórico pela UNESCO). Almoço em restaurante local (não incluído).  Voltamos a Kathmandu para visitar o Templo de Pashupatinath, um dos mais antigos templos hindus dedicado ao Senhor Shiva. É para os hindus o que Meca significa para os muçulmanos. Situado no meio de um cenário verdejante na margem do sagrado rio Bagmati, o templo construído em estilo Pagoda com telhado dourado e ricamente esculpidas portas de prata. Pashupatinath é o centro da peregrinação anual no dia de Shivaratri que acontece no mês de fevereiro ou março. Em seguida, visita a estupa de Boudhanath, um dos mais antigos e maiores monumentos budistas já construídos no Nepal, é uma das estruturas mais sagradas que impõem uma altura de 36 metros com três plataformas de nível maciço no estilo Mandala. A estupa é visitada anualmente por dezenas de milhares de peregrinos de todo o mundo. Retorno ao hotel para acomodação e jantar incluso (sem bebidas).

12º DIA – 20/11/2019 (Quarta) KATHMANDU (NEPAL) / DUBAI (EMIRADOS ÁRABES) (AÉREO): Café da manhã no hotel. Manhã livre para atividades pessoais. Aproveite este tempo para explorar mais a cidade, museus ou ainda realizar as últimas compras da visita ao Nepal. Aproveite ainda para almoçar na cidade pouco antes do meio dia. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Kathmadu para viagem aérea direta a Dubai. Conforme quadro de voos confirmados, chegada prevista às 20h. Após procedimentos de desembarque e migração, recepção pela equipe local para traslado direto ao hotel. Hospedagem por 4 noites com café da manhã.

13º DIA – 21/11/2019 (Quinta) DUBAI –– CITY TOUR + DESERTO EM VEÍCULOS 4 X4 + JANTAR COM SHOW ÁRABE: Café da manhã no hotel. Saída para realizar uma visita da cidade de Dubai por 4h percorrendo os principais pontos turísticos: Avenida Sheik, Jumeirah, Centros Comerciais o Burj Kalifa etc. Dubai é o que podemos chamar literalmente de um oásis nas dunas de um deserto. Situada na península arábica, na costa do Golfo Pérsico, esta cidade pode te proporcionar a verdadeira “Noite das Arábias”. Tempo livre para almoço (não incluído). Entre 15h00 e 15h30 Saída para realizar uma excursão ao Deserto para passeios pelas Dunas em Veículos 4X4 ao entardecer seguido de um jantar com SHOW ÁRABE (sem bebidas). Regresso ao hotel aprox. as 21h30. Hospedagem.

14º DIA – 22/11/2019 (Sexta) DUBAI / ABU DHABI / DUBAI (280 km - ida e volta): Café da manhã no hotel. Saída à Abu Dhabi, através de um tour de 08h00 de duração com almoço incluso (sem bebidas) . A cidade de Abu Dhabi (capital de 1 dos 7 Emirados Árabes Unidos), localizada a cerca de 150 km de Dubai, possui ao menos três grandes atrações imperdíveis. A primeira é o Ferrari World (ingresso entre USD 75,00 a USD 90,00), um parque temático voltado para os amantes desta famosa marca automobilística. A segunda atração é a Mesquita Sheikh Zayed, o maior centro religioso dos Emirados Árabes, com 4 minaretes e 82 cúpulas brancas em estilo marroquino, decorada com puro mármore da Macedônia, ouro de 24 quilates e cristais de Murano. A terceira atração é o Emirates Palace, um hotel suntuoso, com acabamentos em ouro e cristais Swarovski, sendo uma das construções mais caras do mundo. Retorno a Dubai. Hospedagem.

15º DIA – 23/11/2019 (Sabado) DUBAI: Café da manhã no hotel. Dia inteiramente livres para atividades de gosto pessoal ou para explorar mais a cidade por conta própria, como por ex., visitar os souks (mercado árabe), os grandes shoppings ou Outlets, bem como, para encerrar seus passeios em Dubai em um dia, a dica é curtir o Show das Águas Dançantes – The Dubai Fountain Show. O lago artificial de Downtown Dubai vira palco para o show das fontes de águas dançantes – claro, o maior do mundo. De 30 em 30 minutos, as fontes luminosas lançam suas águas sincronizadas ao som de diversos ritmos diferentes, um por sessão, e levam os visitantes à loucura. Hospedagem

16º DIA – 24/11/2019 (Domingo) DUBAI / SÃO PAULO / PORTO ALEGRE (AÉREO): Saída SEM CAFÉ DA MANHÃ para traslado ao aeroporto. Na chegada, procedimentos de check in e migração para embarque em voo intercontinetal direto a São Paulo, com chegada prevista às 17h15, conforme quadro de voos. Desembarque, procedimentos de migração e posterior reembarque com destino a Porto Alegre, chegando às 22h39. FiM DOS NOSSOS SERVIÇOS.

O QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO NO PACOTE – SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS »
-Ticket aéreo em classe: primeira classe e/ou executiva, fora das datas ou horários do bloqueio aéreo do grupo.
-Passeios opcionais, refeições, bebidas, gastos extras em geral de caráter pessoal (wifi, lavanderia, telefonemas, room service, etc.)
-Ingressos a parques nacionais, reservas ecológicas, museus, ou seja, qualquer serviço não mencionado claramente como "Serviços Incluídos".
-Gorjetas para carregadores de malas adicionais nos hotéis e carregadores de malas nos aeroportos/portos.
-Gorjetas para Guias e Motoristas: 14 DIAS X U$ 5,00 = U$ 70,00 total, por pessoa.
-Maleteiros EUR 2,00 por mala adicional de até 23 kg nos hotéis e EUR 2,00 por excesso de bagagem no ônibus.
-Taxas de permanência nas cidades ou das prefeituras (EM DUBAI SOMENTE); pago direto no Hotel

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO PACOTE – SERVIÇOS INCLUÍDOS »
-Passagem aérea em voo regular e classe econômica voando GOL/EMIRATES, conforme voos confirmados; com franquias de bagagens e taxas.
-Passagem aérea em voo regular e classe econômica de DÉLHI A KATHAMADU c/ franquia de bagagem ate 20kg + 07 Kg bagagem de mão.
-Todos os traslados de chegada e saída, em privativo, com assistência local podendo ser em português ou espanhol.
-Ônibus de luxo panorâmico com ar condicionado e poltronas reclináveis para todos os percursos – franquia de uma mala + item de mão.
-Guias acompanhante em destino (português ou espanhol): Índia: 04 a 10/11; Nepal: 10 a 13/11; Dubai: 14 a 15/11;
-13 noites de hospedagem com café da manhã em hotéis categoria 4* ou 5*, segundo quadro de hotéis – impostos inclusos;
-10 refeições (bebidas não inclusas) distribuídas entre 09 jantares na India e Nepal + 01 Jantar Show Arabe.
-Visitas, passeios e locais conforme indicado no itinerário completo.
-Ingressos aos museus e monumentos necessários aos locais conforme indicado no itinerário completo.
-Serviços de maleteiros em todos os hotéis abrangendo a franquia de 1 (uma) peça de bagagem por pessoa.
-Passeio com elefante e Jeep para subir/descer a colina ao forte Amber, próximo a Jaipur.
-Guia acompanhante desde Porto Alegre/RS para grupos acima de 20 pessoas.
-Seguro viagem internacional com cobertura de U$ 60.000,00 por pessoa.
-Bolsa grande de viagem, nécessaire de líquidos e etiquetas de bagagem para as malas.

INVESTIMENTO POR PESSOA (AEREO + TERRESTRE) »

APTO DUPLO STANDARD: R$ 18.990,00 com taxas aeroportuárias, impostos, segurança e combustível incluídas.

FORMAS DE PAGAMENTO »
Pagamento 1: CHEQUES PRÉ-DATADOS* - Entrada de 20% com cheque ou dinheiro e saldo em 9X iguais e sem juros.
Pagamento 2: CARTÃO DE CRÉDITO VISA OU MASTER - Entrada de 30% com cheque ou dinheiro e saldo em 4X iguais
Pagamento 3: BOLETO* - Entrada de 30% com cheque ou dinheiro e saldo em Nº de vezes/meses que falta para o embarque.
Pagamento 4: A VISTA - desconto de 3% sobre o valor do pacote(podemos considerar 50% Entrada e 50% a 30 dias).
Valores e condições sujeitos a alteração sem prévio aviso, respeitando qualquer negociação documentada em andamento.
Valores em EUROS deverão ser convertidos em Reais no ato da compra do pacote.
(*) Somente para residentes no RS.

VOOS PREVISTOS – GRUPO DE 30 LUGARES » VOOS SUJEITOS DE ALTERAÇÃO.

G3 1239  09NOV  PORTO ALEGRE / GUARULHOS     20h43 - 22h20 

EK 262    10NOV  GUARULHOS / DUBAI                      01h25 - 22h55

EK2124   11NOV  DUBAI / DÉLHI                                   04h10 - 08h50 

EK2356   20NOV  KATHMANDU / DUBAI                      16h20 - 20h00

EK 261    24NOV  DUBAI / GUARULHOS                      08h00 - 17h15

G3 1240  24NOV  GUARULHOS / PORTO ALEGRE     20h55 - 22h39  


HOTEIS PREVISTOS 4* » (hotéis sujeitos a alterações na confirmação da reserva por hotéis similares em categoria e localização).
11 a 13/11/19 – Nova Délhi - THE PARK HOTEL - www.theparkhotels.com/new-Délhi.html (4*)

13 a 15/11/19 – Jaipur - HOTEL HILTON - www3.hilton.com/en/hotels/india/hilton-jaipur-JAIGHHI/accommodations/index.html (4*)

15 a 17/11/19 – Agra - CRYSTAL SAROVAR PREMIERE - www.sarovarhotels.com/crystal-sarovar-premiere-agra  (4*)

17 a 20/11/19 – Kathmandu – HOTEL TIBET INTERNATIONAL -   https://hoteltibetintl.com/rooms (4*)

20 a 24/11/19 – Dubai - HOTEL TRYP BY WHYNDHAM AL BARSHA -  www.wyndhamhotels.com/tryp/dubai-united  (4*)


DOCUMENTAÇAO NECESSÁRIA PARA A VIAGEM »
-Passaporte original dentro da validade (vencendo 6 meses a partir do embarque) emitido pela Polícia Federal.
-Certificado da vacina Internacional da Febre Amarela (CIVP) que é emitido, gratuitamente, pela Anvisa nos postos de atendimentos.
-Estrangeiros e menores de idade com ou sem acompanhamento dos pais consultem documentações necessárias.
-Outros tipos identidades como carteiras funcionais ou carteira de motorista não são aceitas para embarcar a este destino.

LOCAL DE EMBARQUE PRINCIPAL »
O local de embarque dos passageiros do Rio Grande do Sul será o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre/RS - Terminal 1.
Apresentação para check in e embarque, no mínimo 2h30min antes do horário de partida do voo, por se tratar de viagem internacional em grupo.
Passageiros de outras cidades de estados vizinhos poderão embarcar no seu Aeroporto de Origem com adicional da diferença tarifária.

DESEJAMOS EXCELENTE VIAGEM!

(54) 98434.5963
Entre em contato também pelo WhatsApp
para maiores informações sobre pacotes e viagens
Logotipo Sorella Viagens e Turismo

TRIÂNGULO DOURADO DA ÍNDIA COM NEPAL e DUBAI

Saída: 09 de NOVEMBRO - 16 Dias

TRIANGULO DOURADO DA INDIA COM NEPAL + DUBAI E ABU DHABI. VISITANDO: DÉLHI – JAIPUR – FATEHPUR SIKRI - SAMODE - AGRA – TAJ MAHAL – KATHMANDU - PATAN – BHAKTAPUR – DUBAI – ABU DHABI

09/11 A 24/11/2019 - 16 DIAS

PARTE AÉREA + PARTE TERRESTRE COM GUIA DESE POA/RS
 

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS DESTINOS » A INDIA é capaz de despertar todos os sentidos: o aroma dos incensos, as cores das roupas, os mantras dos templos, o prazer das massagens ayurvédicas, os sabores das especiarias. Uma terra de experiencias intensas, de pessoas divertidas, de rituais surreais e de paisagens tão diversas. Autentico, ancestral e superespiritualizado, o berço de Buda e Ganghi seduz pelo inevitavel choque cultural que proporciona. O NEPAL é dono de oito dos dez mais altos picos do planeta – inclusive o maior, o monte Everest, o Nepal fisga os corações de viajantes que adoram conhecer um pais ricos em natureza, seus povoados são decorados com bandeirolas coloridas, que dançam ao vento das montanhas. E, como sua vizinha India, festivais hinduistas e budistas encantam as cidades do vale de Kathmandu. Reduto de moradores como o tigre bengala e o elefante, com o tradicional passeio no lombo de elefante, fazem através desse pais uma mistura de sensações. DUBAI nos Emirados Árabes Unidos passou por cima de seu clima desértico para chamar a atenção do mundo, convertendo-se em grande centro de negócios, lojas de luxo e muitas atrações para os visitantes. Com construções arrojadas com arranha-céus de esplendorosa arquitetura, frutos da riqueza vinda do petróleo. Entre as construções que mais atraem a atenção estão o Burj Khalifa, considerado o mais alto do mundo, e o Burj Al Arab, com a forma de uma vela. Conta com os souks (os mercados em árabe) ou imensos shoppings, como por ex. o The Dubai Mall, abriga, além de 1200 lojas, o enorme The Dubai Aquarium e o Mall of the Emirates Mall dá espaço para o Ski Dubai, uma incrível pista de ski indoor. A tradição islâmica está representada na belíssima Mesquita de Jumeirah. Já Bastakiya, umas as áreas residenciais mais antigas da região, exibe construções com arquitetura única.

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA - ROTEIRO »
01º DIA – 09/11/2019 (Sábado) PORTO ALEGRE / SÃO PAULO (AÉREO)
: Em horário oportuno, apresentação no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre para embarque em voo doméstico a São Paulo (horários conforme quadro de voos bloqueados). Na chegada, procedimentos de migração para reembarque na primeira hora do dia seguinte... Pernoite e refeição a bordo.

02º DIA – 10/11/2019 (Domingo) SÃO PAULO / DUBAI (AÉREO): Na primeira hora da madrugada ocorrerá o embarque para voo direto a Dubai em voo intercontinental com chegada prevista às 22h20 (hora local com fuso horário). Nas primeiras horas do dia seguinte, posterior reembarque com destino a Nova Délhi. Pernoite e refeição a bordo.

03º DIA – 11/11/2019 (Segunda) DUBAI / NOVA DÉLHI – INDIA (AÉREO): Após uma longa viagem, chegada na capital indiana Nova Délhi. Após tramites migratórios, recepção pela equipe local e encontro com o guia local de língua espanhola que nos acompanhará ao hotel. Check in a partir das 14h. Bem-vindos a Délhi, uma das cidades mais antigas e maiores do mundo. Portão de entrada ao país, esta é uma metrópole que combina o antigo e o moderno. Aproveite esta tarde para descansar ou começar a explorar a cidade de forma opcional. Jantar incluso no hotel (sem bebidas).

04º DIA – 12/11/2019 (Terça) DÉLHI: Café da manhã no hotel. Começaremos nosso passeio visitando a antiga Délhi através do memorial de Raj Ghat, cujo local abriga as cinzas do grande Mahatma Gandhi (Mahatma = grande alma). Essa personalidade indiana, nascido de 1869, ficou conhecido pela luta da independência Indiana através de um projeto de não violência, além de seus pensamentos filosóficos. Seguiremos ao magnífico Forte Vermelho (fechado às segundas-feiras), uma das mais espetaculares obras da arquitetura Mughal, contruído durante os anos de 1638 e 1648, quando o império Mughal estava no seu auge. Continuação à Mesquita Jama Masjid, uma das maiores mesquitas da Ásia. Em seguida regressamos à região de nova Délhi passando pelo Índia Gate e Rashtrapati Bhawan, prédios do Parlamento. Almoço em restaurante local (não incluso). Visitaremos neste momento o mais antigo mausoléu mongol de Dhéli: Humaium. Uma das mais extraordinárias construções da cidade, é declarado pela UNESCO como patrimônio mundial, além de ter servido como modelo do Taj Mahal, em Agra. Finalizaremos as visitas na Qutab Minar, a mais alta torre de pedra da Índia, também declarada patrimônio histórico pela UNESCO, é um importante exemplo da arquitetura indu-islâmica. Retorno ao hotel para hospedagem com jantar incluso (sem bebidas).

05º DIA – 13/11/2019 (Quarta) DÉLHI / SAMODE / JAIPUR (280 km; aprox. 7h): Café da manhã no hotel. Saída em direção ao sul pela estrada que liga a Jaipur. Prepare-se para experiências únicas, com cenas inusitadas. Nesta viagem adentraremos o estado de Rajastão, o maior da Índia, cuja capital é Jaipur. Cerca de três quintos do território é coberto por terras desérticas, conhecidas como Deserto de Thar. Teremos uma parada no Palácio de Samode (convertido em hotel) para almoço incluso (sem bebidas). Na chegada à capital, tudo parece mudar de humores. Jaipur encanta pelos mercadores de rua, barulhentos e sorridentes; pelas paredes caiadas de rosa (na verdade, cor ‘salmão’) e uma atmosfera alegremente caótica. Chegada diretamente ao hotel. À noite, incluso jantar show com danças tradicionais no Narain Niwais Palace (sem bebidas). Hospedagem.

06º DIA – 14/11/2019 (Quinta) JAIPUR: Café da manhã no hotel. Iniciaremos nosso tour pelos arredores de Jaipur, a cidadela de Kachhawaha. Iremos ao célebre Forte de Amber, situado numa colina, teremos a oportunidade de subir ao forte através de um passeio com elefantes. Percorreremos o imenso complexo de pátios, terraços, rampas e quartos com pinturas maravilhosas, pedras preciosas e espelhos embutidos nas paredes. Posteriormente, regresso a Jaipur com destaque ao Palácio da Cidade, um enorme complexo de requintados palácios, jardins e pátios com portas esculpidas. Em horário oportuno, almoço em restaurante local (não incluso). Seguimos ao Observatório Astronômico, construído por Sawai Jai Singh em 1726 e ao belíssimo Palácio dos Ventos (Hawa Mahal), construído em arenito cor-de-rosa e com arquitetura única de janelas trabalhadas, domos e espirais. Por fim, visitaremos o Templo de Birla para assistir a um ritual noturno de culto religioso (cerimônia Aarti) (este culto será contemplado mediante disponibilidade, podendo ser cancelado). Retorno ao hotel para hospedagem e jantar incluso (sem bebidas).

07º DIA – 15/11/2019 (Sexta) JAIPUR / FATEHPUR SIKRI / AGRA (240 km - aprox. 7h): Café da manhã no hotel. Pela manhã, viagem para Agra visitando no trajedo a cidade de Fatehpur Sikri, cidade imperial construída pelo grande imperador Mughal Akbar no século XVI que foi paralizada no tempo. Foi construída para ser a capital, mas foi abandonada devido à escassez de água; é uma mistura de arquitetura Hindu e Persa. Continuação e chegada a Agra, cidade que alternava com Délhi a capitalidade do império Mongol. Check in no hotel e tempo livre para almoço (não incluído). Na parte da tarde, visitaremos o Ashram Madre Teresa de Calcutá, um centro onde atendem-se pessoas necessitadas, cujo intuito é promover a evolução espiritual dos seus membros. Tempo livre para visitar mercados locais. Retorno ao hotel para hospedagem com jantar incluso (sem bebidas).

08º DIA – 16/11/2019 (Sábado) AGRA / TAJ MAHAL: Café da manhã bem cedo. Neste dia, visitaremos o local que tem dado fama mundial a Agra e tem se convertido no símbolo da Índia: o Taj Mahal. Mausoléu que o imperador Shah Jahah mandou construir em 1631 em honra da sua amada esposa Mumtaz Mahal, falecida ao dar a luz ao seu décimo quarto filho em 1629. A construção, no qual participaram 20.000 pessoas, levou 22 anos para ser construído. O mármore branco foi extraído de 200 km de distância e transportado para o local por uma frota de 1000 elefantes. Sua perfeição pode ser vista de todos os ângulos, porém o mais surpreendente é o trabalho onde o mármore é embutido no próprio mármore, que ao primeiro momento temos a impressão de ser uma simples pintura. Tempo livre para almoço (não incluído). Na parte da tarde, seguiremos nossa visita pelo Forte de Agra (Forte Vermelho), declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Construído em 1565, representa um complexo com numeros palácios e edifiícios senhorios construídos pelo imperador mongol Akbar, e utilizados em sucessivos governos do Império Mongol como base de operações de poder. Visita à tumba de Itmad-ud-Daulah. Retorno ao hotel para hospedagem com jantar incluso (sem bebidas).

09º DIA – 17/11/2019 (Domingo) AGRA / DÉLHI (210 km; aprox. 4h30) // DÉLHI (ÍNDIA) / KATHMANDU (NEPAL) (AÉREO): Café da manhã reduzido ou box lanche. Saída do hotel em torno das 06h30 para viagem rodoviaria à Délhi, diretamente ao aeroporto. Saída em voo regular com destino a Kathmandu (voo previsto 9W-268 – 14:10/16:15) com franquia de bagagem de até 20kg despachada + 7kg bagagem de mão. Em caso de excesso, o pagamento extra deverá ser feito diretamente na cia aérea, no dia do voo (5 Kg = U$ 30,00). Na chegada, procedimentos de migração e assistência pela equipe local para traslado ao hotel. Nepal é um país aninhado nas dobras da magnífica cordilheira do Himalaia. Com um povo sorridente, esse é um país profundamente religioso, como pode-se notar através da quantidade de templos, mosteiros e edifícios presentes. O fértil e protegido vale de Kathmandu é o coração histórico do Nepal, onde os reinos mais sofisticados do Himalaia subiram e desmoronaram e onde a arte e a cultura nepalesas foram desenvolvidas e refinadas. De muitas maneiras o vale de Kathmandu representa o Nepal. Hospedagem por 3 noites c/ café da manhã. Restante do dia livre. Jantar incluso no hotel (sem bebidas).

10º DIA – 18/11/2019 (Segunda) KATHMANDU / COMPLEXO DE SWAYAMBHUNATH / PATAN (13 km): Café da manhã no hotel. Começamos nossa visita pelo complexo de Swayambhunath ou Templo dos Macacos, sendo este listado como patrimônio mundial, é um dos locais budistas mais gloriosos do mundo. Localizado no alto de uma colina, abriga um complexo de estupas (estupa = monumento sobre restos mortais) e templos budistas e hindus, além de ter uma das melhores vistas da cidade. Durante o percurso visitaremos o Templo da Deusa Vivente, O Templo de Kashthamandap (de onde se origina o nome da cidade) e a Praça de Durbar, com seu conjunto de templos dominados pelo Palácio de Hanuman Dhoka (antigo Palácio Real do Nepal). Almoço em restaurante local (não incluído). À tarde visitaremos Patan, localizada a cerca de 5 km ao sul de Kathmandu, é uma das três cidades reais no vale. Um destino para os conhecedores de belas artes, Patan é preenchida com madeira e esculturas de pedra, estátuas de metal, arquitetura ornamentada, incluindo dezenas de templos budistas e hindus e mais de 1200 monumentos. Acredita-se que a cidade de Patan tenha sido construída no terceiro século antes de Cristo, pela dinastia Kirat. Foi expandida por Lichhavis no 6° século depois de Cristo e outra vez pelo Mallas no período medieval. A Praça Durbar, como sua homóloga em Kathmandu, é uma mistura encantadora de edifícios palaciais, pátios artísticos, graciosas estupas e templos. Classificado como Patrimônio da Humanidade, o antigo complexo do palácio real é o centro da vida religiosa e social de Patan, e abriga um museu contendo uma série de estátuas de bronze e objetos religiosos. Retorno ao hotel para acomodação e jantar incluso (sem bebidas).

11º DIA – 19/11/2019 (Terça) KATHMANDU / BHAKTAPUR / TEMPLO DE PASHUPATINATH / ESTUPA DE BOUDHANATH (25 km): Café da manhã hotel. Em seguida, saída ao leste de Kathmandu em direção à cidade de Bhaktapur, a terceira das cidades reias do vale de Kathmandu que vamos visitar. É famosa por suas cerâmicas e artesanato, sobretudo pelos seus inumeros monumentos, palácios e templos com telhados dourados melhor preservados (local declarado Patrimônio Histórico pela UNESCO). Almoço em restaurante local (não incluído).  Voltamos a Kathmandu para visitar o Templo de Pashupatinath, um dos mais antigos templos hindus dedicado ao Senhor Shiva. É para os hindus o que Meca significa para os muçulmanos. Situado no meio de um cenário verdejante na margem do sagrado rio Bagmati, o templo construído em estilo Pagoda com telhado dourado e ricamente esculpidas portas de prata. Pashupatinath é o centro da peregrinação anual no dia de Shivaratri que acontece no mês de fevereiro ou março. Em seguida, visita a estupa de Boudhanath, um dos mais antigos e maiores monumentos budistas já construídos no Nepal, é uma das estruturas mais sagradas que impõem uma altura de 36 metros com três plataformas de nível maciço no estilo Mandala. A estupa é visitada anualmente por dezenas de milhares de peregrinos de todo o mundo. Retorno ao hotel para acomodação e jantar incluso (sem bebidas).

12º DIA – 20/11/2019 (Quarta) KATHMANDU (NEPAL) / DUBAI (EMIRADOS ÁRABES) (AÉREO): Café da manhã no hotel. Manhã livre para atividades pessoais. Aproveite este tempo para explorar mais a cidade, museus ou ainda realizar as últimas compras da visita ao Nepal. Aproveite ainda para almoçar na cidade pouco antes do meio dia. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Kathmadu para viagem aérea direta a Dubai. Conforme quadro de voos confirmados, chegada prevista às 20h. Após procedimentos de desembarque e migração, recepção pela equipe local para traslado direto ao hotel. Hospedagem por 4 noites com café da manhã.

13º DIA – 21/11/2019 (Quinta) DUBAI –– CITY TOUR + DESERTO EM VEÍCULOS 4 X4 + JANTAR COM SHOW ÁRABE: Café da manhã no hotel. Saída para realizar uma visita da cidade de Dubai por 4h percorrendo os principais pontos turísticos: Avenida Sheik, Jumeirah, Centros Comerciais o Burj Kalifa etc. Dubai é o que podemos chamar literalmente de um oásis nas dunas de um deserto. Situada na península arábica, na costa do Golfo Pérsico, esta cidade pode te proporcionar a verdadeira “Noite das Arábias”. Tempo livre para almoço (não incluído). Entre 15h00 e 15h30 Saída para realizar uma excursão ao Deserto para passeios pelas Dunas em Veículos 4X4 ao entardecer seguido de um jantar com SHOW ÁRABE (sem bebidas). Regresso ao hotel aprox. as 21h30. Hospedagem.

14º DIA – 22/11/2019 (Sexta) DUBAI / ABU DHABI / DUBAI (280 km - ida e volta): Café da manhã no hotel. Saída à Abu Dhabi, através de um tour de 08h00 de duração com almoço incluso (sem bebidas) . A cidade de Abu Dhabi (capital de 1 dos 7 Emirados Árabes Unidos), localizada a cerca de 150 km de Dubai, possui ao menos três grandes atrações imperdíveis. A primeira é o Ferrari World (ingresso entre USD 75,00 a USD 90,00), um parque temático voltado para os amantes desta famosa marca automobilística. A segunda atração é a Mesquita Sheikh Zayed, o maior centro religioso dos Emirados Árabes, com 4 minaretes e 82 cúpulas brancas em estilo marroquino, decorada com puro mármore da Macedônia, ouro de 24 quilates e cristais de Murano. A terceira atração é o Emirates Palace, um hotel suntuoso, com acabamentos em ouro e cristais Swarovski, sendo uma das construções mais caras do mundo. Retorno a Dubai. Hospedagem.

15º DIA – 23/11/2019 (Sabado) DUBAI: Café da manhã no hotel. Dia inteiramente livres para atividades de gosto pessoal ou para explorar mais a cidade por conta própria, como por ex., visitar os souks (mercado árabe), os grandes shoppings ou Outlets, bem como, para encerrar seus passeios em Dubai em um dia, a dica é curtir o Show das Águas Dançantes – The Dubai Fountain Show. O lago artificial de Downtown Dubai vira palco para o show das fontes de águas dançantes – claro, o maior do mundo. De 30 em 30 minutos, as fontes luminosas lançam suas águas sincronizadas ao som de diversos ritmos diferentes, um por sessão, e levam os visitantes à loucura. Hospedagem

16º DIA – 24/11/2019 (Domingo) DUBAI / SÃO PAULO / PORTO ALEGRE (AÉREO): Saída SEM CAFÉ DA MANHÃ para traslado ao aeroporto. Na chegada, procedimentos de check in e migração para embarque em voo intercontinetal direto a São Paulo, com chegada prevista às 17h15, conforme quadro de voos. Desembarque, procedimentos de migração e posterior reembarque com destino a Porto Alegre, chegando às 22h39. FiM DOS NOSSOS SERVIÇOS.

O QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO NO PACOTE – SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS »
-Ticket aéreo em classe: primeira classe e/ou executiva, fora das datas ou horários do bloqueio aéreo do grupo.
-Passeios opcionais, refeições, bebidas, gastos extras em geral de caráter pessoal (wifi, lavanderia, telefonemas, room service, etc.)
-Ingressos a parques nacionais, reservas ecológicas, museus, ou seja, qualquer serviço não mencionado claramente como "Serviços Incluídos".
-Gorjetas para carregadores de malas adicionais nos hotéis e carregadores de malas nos aeroportos/portos.
-Gorjetas para Guias e Motoristas: 14 DIAS X U$ 5,00 = U$ 70,00 total, por pessoa.
-Maleteiros EUR 2,00 por mala adicional de até 23 kg nos hotéis e EUR 2,00 por excesso de bagagem no ônibus.
-Taxas de permanência nas cidades ou das prefeituras (EM DUBAI SOMENTE); pago direto no Hotel

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO PACOTE – SERVIÇOS INCLUÍDOS »
-Passagem aérea em voo regular e classe econômica voando GOL/EMIRATES, conforme voos confirmados; com franquias de bagagens e taxas.
-Passagem aérea em voo regular e classe econômica de DÉLHI A KATHAMADU c/ franquia de bagagem ate 20kg + 07 Kg bagagem de mão.
-Todos os traslados de chegada e saída, em privativo, com assistência local podendo ser em português ou espanhol.
-Ônibus de luxo panorâmico com ar condicionado e poltronas reclináveis para todos os percursos – franquia de uma mala + item de mão.
-Guias acompanhante em destino (português ou espanhol): Índia: 04 a 10/11; Nepal: 10 a 13/11; Dubai: 14 a 15/11;
-13 noites de hospedagem com café da manhã em hotéis categoria 4* ou 5*, segundo quadro de hotéis – impostos inclusos;
-10 refeições (bebidas não inclusas) distribuídas entre 09 jantares na India e Nepal + 01 Jantar Show Arabe.
-Visitas, passeios e locais conforme indicado no itinerário completo.
-Ingressos aos museus e monumentos necessários aos locais conforme indicado no itinerário completo.
-Serviços de maleteiros em todos os hotéis abrangendo a franquia de 1 (uma) peça de bagagem por pessoa.
-Passeio com elefante e Jeep para subir/descer a colina ao forte Amber, próximo a Jaipur.
-Guia acompanhante desde Porto Alegre/RS para grupos acima de 20 pessoas.
-Seguro viagem internacional com cobertura de U$ 60.000,00 por pessoa.
-Bolsa grande de viagem, nécessaire de líquidos e etiquetas de bagagem para as malas.

INVESTIMENTO POR PESSOA (AEREO + TERRESTRE) »

APTO DUPLO STANDARD: R$ 18.990,00 com taxas aeroportuárias, impostos, segurança e combustível incluídas.

FORMAS DE PAGAMENTO »
Pagamento 1: CHEQUES PRÉ-DATADOS* - Entrada de 20% com cheque ou dinheiro e saldo em 9X iguais e sem juros.
Pagamento 2: CARTÃO DE CRÉDITO VISA OU MASTER - Entrada de 30% com cheque ou dinheiro e saldo em 4X iguais
Pagamento 3: BOLETO* - Entrada de 30% com cheque ou dinheiro e saldo em Nº de vezes/meses que falta para o embarque.
Pagamento 4: A VISTA - desconto de 3% sobre o valor do pacote(podemos considerar 50% Entrada e 50% a 30 dias).
Valores e condições sujeitos a alteração sem prévio aviso, respeitando qualquer negociação documentada em andamento.
Valores em EUROS deverão ser convertidos em Reais no ato da compra do pacote.
(*) Somente para residentes no RS.

VOOS PREVISTOS – GRUPO DE 30 LUGARES » VOOS SUJEITOS DE ALTERAÇÃO.

G3 1239  09NOV  PORTO ALEGRE / GUARULHOS     20h43 - 22h20 

EK 262    10NOV  GUARULHOS / DUBAI                      01h25 - 22h55

EK2124   11NOV  DUBAI / DÉLHI                                   04h10 - 08h50 

EK2356   20NOV  KATHMANDU / DUBAI                      16h20 - 20h00

EK 261    24NOV  DUBAI / GUARULHOS                      08h00 - 17h15

G3 1240  24NOV  GUARULHOS / PORTO ALEGRE     20h55 - 22h39  


HOTEIS PREVISTOS 4* » (hotéis sujeitos a alterações na confirmação da reserva por hotéis similares em categoria e localização).
11 a 13/11/19 – Nova Délhi - THE PARK HOTEL - www.theparkhotels.com/new-Délhi.html (4*)

13 a 15/11/19 – Jaipur - HOTEL HILTON - www3.hilton.com/en/hotels/india/hilton-jaipur-JAIGHHI/accommodations/index.html (4*)

15 a 17/11/19 – Agra - CRYSTAL SAROVAR PREMIERE - www.sarovarhotels.com/crystal-sarovar-premiere-agra  (4*)

17 a 20/11/19 – Kathmandu – HOTEL TIBET INTERNATIONAL -   https://hoteltibetintl.com/rooms (4*)

20 a 24/11/19 – Dubai - HOTEL TRYP BY WHYNDHAM AL BARSHA -  www.wyndhamhotels.com/tryp/dubai-united  (4*)


DOCUMENTAÇAO NECESSÁRIA PARA A VIAGEM »
-Passaporte original dentro da validade (vencendo 6 meses a partir do embarque) emitido pela Polícia Federal.
-Certificado da vacina Internacional da Febre Amarela (CIVP) que é emitido, gratuitamente, pela Anvisa nos postos de atendimentos.
-Estrangeiros e menores de idade com ou sem acompanhamento dos pais consultem documentações necessárias.
-Outros tipos identidades como carteiras funcionais ou carteira de motorista não são aceitas para embarcar a este destino.

LOCAL DE EMBARQUE PRINCIPAL »
O local de embarque dos passageiros do Rio Grande do Sul será o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre/RS - Terminal 1.
Apresentação para check in e embarque, no mínimo 2h30min antes do horário de partida do voo, por se tratar de viagem internacional em grupo.
Passageiros de outras cidades de estados vizinhos poderão embarcar no seu Aeroporto de Origem com adicional da diferença tarifária.

DESEJAMOS EXCELENTE VIAGEM!